Um paciente de nove anos de idade, internado em enfermaria em vigência de tratamento de...

Um paciente de nove anos de idade, internado em enfermaria em vigência de tratamento de pneumonia necrosante com oxacilina e ceftriaxone, foi submetido à realização de tomografia de tórax com contraste para complementar avaliação diagnóstica. Cerca de dez minutos após infusão do contraste iodado, o paciente apresentou desenvolvimento agudo de dispneia e placas urticariformes e pruriginosas em abdome e tórax. Ao exame físico, encontrava-se consciente, orientado, corado, hidratado, acianótico, anictérico, afebril, com FC de 140 bpm, PA de 90 x 60 mmHg, FR de 28 ipm, oximetria de pulso de 93%, ausculta pulmonar com sibilos difusos, propedêutica cardíaca e abdominal sem alterações, extremidades sem edemas, tempo de enchimento capilar de dois segundos e pele e anexos com presença de diversas placas eritematoedematosas em tronco, variáveis em seus diâmetros, sendo a maior com 7 x 7 cm de extensão.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento da doença.

A
A primeira linha de tratamento deve ser a administração de epinefrina intramuscular na dose de 0,1 mg/kg, sem diluição.
B
Anti-histamínicos H1 e H2 devem ser utilizados isoladamente ou em combinação devido à promoção de melhora dos sintomas cutâneos e pulmonares.
C
Não há comprovação de benefício com o uso de corticoide devido a seu início de ação lento.
D
Para os pacientes com má resposta à adrenalina, em especial aqueles em uso de betabloqueadores, pode-se considerar o uso de glucagon como alternativa terapêutica.
E
A prescrição de n-acetilcisteína pode amenizar a evolução da doença.