Imagem de fundo

Complicações neurológicas da anestesia subaracnoidea, apesar de raras, podem determinar...

Complicações neurológicas da anestesia subaracnoidea, apesar de raras, podem determinar sequelas importantes. Sobre tais complicações, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A aracnoidite adesiva consiste na diminuição de força muscular e na alteração de sensibilidade nos membros inferiores e no períneo, acompanhadas por alterações vesicais e intestinais.
B
A hipotensão arterial ou a insuficiência vascular localizada, associada à anestesia subaracnoidea, pode produzir isquemia medular, resultando em síndrome da artéria espinhal anterior.
C
A meningite asséptica, quando relacionada à anestesia subaracnoidea, tem início agudo, dentro de 24 horas após a punção, com curso benigno, autolimitado e com duração de até uma semana.
D
A cefaleia é a complicação mais comum da raquianestesia. Postula-se que o mecanismo responsável pelo seu aparecimento seja o aumento da pressão liquórica decorrente da perda de líquor do espaço subaracnoideo através de lesões determinadas pela agulha de punção ou pelo cateter.
E
A síndrome da cauda equina caracteriza-se por disfunção vesical e intestinal, perda da sensibilidade em área de períneo e graus variáveis de fraqueza muscular nos membros inferiores, sintomas que se iniciam imediatamente após a reversão do bloqueio subaracnoideo, podendo ser permanentes ou apresentar regressão parcial, lenta e gradual em períodos que variam de semanas a meses.