Medicina Especialidade Anestesiologia

A preparação pré-operatória do paciente e o planejamento do manuseio perioperatório mais adequado melhoram o resultado e reduzem os custos. Exames de até um ano eventualmente podem não ser repetidos e pacientes de estado físico ASA 1 podem não necessitar de exame complementar algum. Analise as correlações entre as comorbidades e os exames pré-procedimentos adequados e necessários para cada situação e assinale a alternativa mais adequada.
  • A. Em pacientes que fazem uso de estatinas são necessárias a dosagem de AST/FA, ureia/creatinina e a glicemia na preparação pré-operatória.
  • B. Em pacientes portadores de artrite reumatoide são necessários: realização de hemograma, contagem de plaquetas, radiografia de tórax e ECG na preparação pré-operatória.
  • C. Em pacientes alcoólatras são necessários: realização de hemograma, contagem de plaquetas, dosagem de TP/TTP, ureia/creatinina, ácido úrico e ECG na preparação pré-operatória.
  • D. Em caso de paciente com histórico ou anemia atual estão indicados realização de hemograma, contagem de plaquetas, dosagem de TP/TTP e ECG na preparação pré-operatória.