Imagem de fundo

Paciente, 26 anos de idade, G2P1C1A0, idade gestacional de 36 semanas, antecedente de p...

Paciente, 26 anos de idade, G2P1C1A0, idade gestacional de 36 semanas, antecedente de pré-eclâmpsia grave em gestação anterior, é encaminhada do pré-natal para avaliação no pronto-socorro em razão de PA, aferida hoje, = 150 mmHg x 100 mmHg. Ao exame, observou-se BCF = 150 bpm, dinâmica uterina ausente. O toque vaginal revelou colo grosso, posterior, dilatado em 2 cm, bolsa íntegra e polo cefálico flutuante. A rotina laboratorial evidenciou proteinúria +/4+, sem alterações bioquímicas. Após 30 minutos da internação, a paciente evolui com sangramento uterino de moderado volume e hipertonia uterina, BCF = 100 bpm nesse momento.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser adotada.

A

Paciente, 26 anos de idade, G2P1C1A0, idade gestacional de 36 semanas, antecedente de pré-eclâmpsia grave em gestação anterior, é encaminhada do pré-natal para avaliação no pronto-socorro em razão de PA, aferida hoje, = 150 mmHg x 100 mmHg. Ao exame, observou-se BCF = 150 bpm, dinâmica uterina ausente. O toque vaginal revelou colo grosso, posterior, dilatado em 2 cm, bolsa íntegra e polo cefálico flutuante. A rotina laboratorial evidenciou proteinúria +/4+, sem alterações bioquímicas. Após 30 minutos da internação, a paciente evolui com sangramento uterino de moderado volume e hipertonia uterina, BCF = 100 bpm nesse momento. Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser adotada.

B

Placenta prévia. Deve ser feita ultrassonografia obstétrica com doppler para avaliar o sítio de inserção placentária e descartar sofrimento fetal.

C

Ruptura uterina. Cesárea imediata.

D

Descolamento prematuro de placenta. Ultrassom obstétrico com perfil biofísico fetal para confirmar se há descolamento da placenta e avaliar o bem-estar fetal.

E

Descolamento prematuro de placenta. Cesárea imediata.