Medicina Especialidade Anestesiologia

A respeito da temática de determinantes sociais da saúde e da análise do modelo de determinação social de Dahlgren e Whitehead, assinale a alternativa correta.

  • A. As condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais estão no centro do modelo, com as respectivas características individuais de idade, sexo e herança genética que, evidentemente, exercem influência sobre os respectivos potencial e condições de saúde.
  • B. Melhorar as condições de vida e de trabalho e o acesso a serviços essenciais, tais como educação, serviços sociais, habitação, saneamento e saúde, é fundamental para promover equidade em saúde.
  • C. A mudança de comportamentos não saudáveis (tabagismo, uso excessivo de álcool e de outras drogas, alimentação inadequada, sobrepeso ou obesidade, sexo não protegido e outros) é feita especialmente por meio de intervenção clínica e no campo da atenção especializada.
  • D. A análise do modelo de determinação social da saúde leva a opções de intervenção individual e clínica para atuação nos diferentes níveis de determinação, seja no estilo de vida dos indivíduos, nas redes sociais e comunitárias, nas condições de vida e trabalho, e nas condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais.
  • E. Os comportamentos e os estilos de vida, como a dieta inadequada, o sobrepeso ou a obesidade, a inatividade física, o tabagismo, o uso excessivo de álcool e de outras drogas e as práticas sexuais não protegidas, estão vinculados somente ao livre arbítrio das pessoas.