Imagem de fundo

Quanto aos testes para estudo da coagulação e hemostasia assinale a alternativa incorre...

Quanto aos testes para estudo da coagulação e hemostasia assinale a alternativa incorreta:

A

O tempo de sangramento (TS) é um teste de função vascular e plaquetária, analisando o tempo necessário para cessação de uma hemorragia ocasionada por pequena incisão de dimensões padronizadas, praticadas artificialmente com lanceta apropriada.

B

A retração do coágulo é um teste de função plaquetária. A porcentagem de retração do coágulo é representada pelo volume do soro obtido após coagulação e retração do coágulo, de uma quantidade determinada de sangue. Influem no teste a quantidade de trombina, de fibrinogênio e valores anormais de hematócrito

C

O tempo de tromboplastina parcial corresponde ao tempo gasto para ocorrer a coagulação do plasma recalcificado em presença de um fosfolípide ou tromboplastina parcial. Uma deficiência de qualquer fator da coagulação com exceção do fator VII e plaquetário é detectada por este teste.

D

O tempo, em segundos, anotado desde a recalcificação até a coagulação é o tempo de protrombina (TP). Esta prova determina a concentração de protrombina no sangue e, exige um perfeito controle técnico e laboratorial, especialmente no que se refere à colheita do sangue sem traumatismos e contaminação por líquido tissular.

E

A prova de resistência capilar mede a resistência capilar sob condições de anóxia e pressão sanguínea capilar aumentada artificialmente por meio de um aparelho para medida da pressão arterial ou garrote de borracha. O resultado é fornecido conforme o número das petéquias formadas, sendo um teste de função vascular e plaquetária.