Imagem de fundo

As hepatites por vírus A e por vírus B são individualizadas pela identificação dos antí...

As hepatites por vírus A e por vírus B são individualizadas pela identificação dos antígenos e anticorpos, descritos abaixo, estando apenas uma das alternativas incorreta. Assinale-a

A

O estudo do vírus causador da hepatite tipo A, o HAV, demonstrou a presença de um único sistema antigênico, constituído do antígeno HAV e seu respectivo anticorpo anti-HAV. Este anticorpo é homogêneo, da classe IgM.

B

Na hepatite tipo A, o anticorpo anti-HAV, classe IgM, aparece no sangue periférico durante a fase aguda da doença, na vigência da viremia, o que sugere ser ele um anticorpo não neutralizante.

C

O vírus da hepatite B (HBV) foi identificado pela microscopia eletrônica como uma partícula de 42 nm de diâmetro, constituída de uma camada externa lipoprotéica e um núcleo central onde se localiza o DNA e uma enzima, a DNA-polimerase.

D

Estudos em torno do vírus HDV por meio de radioimunoensaio permitem identificar a existência de três sistemas antigênicos.

E

Na vigência de uma hepatite aguda do tipo B, o melhor critério para avaliar a gravidade da doença e acompanhar sua evolução é o representado pelo aparecimento e desaparecimento dos diversos antígenos e anticorpos, que podem ser encarados como verdadeiros marcadores sorológicos da hepatite (HBsAg, HBeAG, Anti-HBs e Anti-HBc).