Imagem de fundo

As atuais evidências indicam que a redução da área de infarto do miocárdio associa-se c...

As atuais evidências indicam que a redução da área de infarto do miocárdio associa-se com menor morbimortalidade cardiovascular. Tendo como base as II Diretrizes para Tratamento do Infarto do Miocárdio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2000), em relação aos procedimentos de reperfusão miocárdica, assinale a única opção incorreta

A

As evidências científicas indicam que o grupo de drogas fibrinolíticas são benéficas quando utilizadas, por exemplo, em paciente com dor sugestiva de infarto do miocárdio, com duração maior do que 20 minutos e menor do que 12 horas, que não tenha respondido ao nitrato sublingual, associada com supra ou infradesnível do segmento ST maior do que 1 mm em pelo menos duas derivações que explorem a mesma parede nas derivações do plano frontal.

B

Acidente vascular cerebral hemorrágico (a qualquer momento), gravidez, neoplasia intracraniana e dissecção aguda da aorta são exemplos de contra- indicações absolutas ao uso de fibrinolítico.

C

O uso de drogas dicumarínicas, punção de vaso não passível de compressão e hipertensão arterial grave mantida (pressão arterial maior do que 180/110 mmHg) a despeito da melhora da dor e das medidas iniciais são exemplos de situações que contra-indicam de forma relativa o uso de trombolítico.

D

Em pacientes que tiverem sido submetidos à trombólise com estreptoquinase e apresentem reinfarto, recomenda-se o uso preferencial de alteplase, pela possibilidade de inativação da primeira, devido aos altos títulos de anticorpos antiestreptoquinase circulantes.

E

A angioplastia coronariana percutânea primária é empregada como alternativa ao fibrinolítico ou quando esses estão contra-indicados, desde que possa ser realizada em até 90 minutos de retardo intra-hospitalar, por operadores e centros experientes (que atendam a determinadas exigências operacionais mínimas).