Imagem de fundo

Acerca das doenças cardíacas valvares — as valvopatias —, assinale a opção ...

Acerca das doenças cardíacas valvares — as valvopatias —, assinale a opção correta.

A

Febre reumática, degeneração senil com calcificação (de valva normal tricúspide ou bicúspide congênita), síndrome de Marfan e sífilis terciária são causas freqüentes de estenose aórtica em adultos.

B

Síncope de esforço, angina e insuficiência cardíaca congestiva são manifestações clássicas da estenose aórtica e a sua expressão associa-se a significativo aumento na taxa de mortalidade dos pacientes (com alto risco de morte súbita) com esse vício valvar, se não houver correção cirúrgica da valvopatia.

C

Pulso capilar de Quincke, duplo sopro auscultado à compressão da artéria femoral, pulsação da base da língua, pulso arterial parvus et tardus, pulsações da cabeça para baixo e para frente são reconhecidos sinais periféricos que podem ser observados em pacientes com insuficiência aórtica, independentemente da etiologia.

D

O estalido de abertura da valva mitral, um ruído de alta freqüência (mais bem audível com o diafragma do estetoscópio), ocorre na fase final da diástole ventricular (contração atrial) e é considerado um importante elemento estetoacústico na estenose mitral; sua presença é indicativa de boa flexibilidade das lacínias valvares.

E

Os medicamentos digitálicos são indicados em todos os pacientes com estenose mitral isolada (de etiologia reumática), pois reduzem a freqüência cardíaca e a pré-carga de trabalho cardíaco.