Imagem de fundo

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada por sintomas de into...

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada por sintomas de intolerância ao esforço (dispneia e fadiga) e/ou sinais de retenção hídrica (congestão pulmonar e edema periférico) devido a várias alterações que modificam a função cardíaca. Em relação a esta doença, é INCORRETO afirmar:

A

Aproximadamente 90% dos pacientes apresentam evidências de disfunção sistólica do VE, diagnosticada pela baixa fração de ejeção.

B

Os sinais e sintomas constituem a melhor forma de diagnóstico, além de prover informações para o monitoramento da resposta ao tratamento instituído.

C

O aumento do peso em mais de um quilo em um ou dois dias, aumento de dois ou três centímetros na medida da cintura e no tornozelo sinalizam retenção hídrica e que a dosagem dos diuréticos deve ser revista.

D

O BNP é um neurormônio, vasodilatador, liberado pelos ventrículos quando distendidos ou estirados. Seu nível é mais elevado quanto mais grave for a IC.

E

A maioria das drogas utilizadas no tratamento da IC pode alterar o nível de potássio e pequenas reduções podem aumentar os efeitos colaterais do digital e de antiarrítmicos.