A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções bacterianas mais comuns em pedia...

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções bacterianas mais comuns em pediatria, sendo, provavelmente, a infecção bacteriana mais prevalente no lactente. O diagnóstico preciso e a intervenção precoce são fatores essenciais para evitar a formação de cicatrizes renais e, consequentemente, suas complicações. Quanto a ITU, assinale a assertiva correta.

A

Toda criança, independente de idade e sexo, com diagnóstico de certeza de ITU, deve ser investigada por exame de imagem. Por ser não invasivo e não expor o paciente à radiação, a ultrassonografia (USG) do aparelho urinário e da bexiga deve ser realizada com o objetivo de detectar más formações.

B

É doença que atinge predominantemente o sexo feminino, na proporção de 30:1 casos, embora no período neonatal até os 6 meses de idade possa haver predominância no sexo masculino. Dentre os agentes etiológicos bacterianos, destacam-se Escherichia coli; Proteus sp; Klebisiella sp; Staphylococcus sp coagulase negativo e Streptococcus alfa-hemolítico.

C

Os sinais e sintomas na criança dependem principalmente da sua idade. A febre é o sintoma mais frequente no lactente. A pielonefrite é mais incidente em menores de 2 anos de idade e diminui gradativamente ao se aproximar da idade escolar. A partir da idade pré-escolar, aparecem mais os sintomas relacionados ao trato urinário inferior, como disúria, polaciúria, urge-incontinência, enurese e tenesmo, quadros clínicos característicos de cistite.

D

O diagnóstico de certeza da ITU é realizado por meio da urocultura. Nas crianças sem controle esfincteriano, realiza-se a punção supra-púbica (PSP) ou sondagem vesical. O crescimento de qualquer colônia bacteriana, nas amostras coletadas por PSP, confirma o diagnóstico. Já nas amostras coletadas por sondagem vesical, o crescimento bacteriano maior ou igual a 104 UFC/mL, caracteriza a presença de ITU. Nas urinas coletadas por jato médio, o valor de corte é 105 UFC/mL.