Imagem de fundo

Uma paciente de 44 anos de idade foi ao hospital com queixa de dor abdominal súbita e d...

Uma paciente de 44 anos de idade foi ao hospital com queixa de dor abdominal súbita e de forte intensidade há um dia. Ao exame físico, estava em regular estado geral, afebril, com frequência cardíaca de 100 batimentos por minuto, apresentando defesa muscular à palpação, com abdome em tábua. A radiografia de tórax em pé com cúpulas frênicas evidenciou a presença de um pneumoperitônio. Feito o diagnóstico de abdome agudo perfurativo, a paciente foi submetida a uma laparotomia exploradora.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
Se o achado operatório for de uma úlcera duodenal de 3,5 cm perfurada, o tratamento indicado será a realização de gastrectomia parcial com reconstrução pela técnica de Billroth II.
B
Se o achado operatório for de úlcera duodenal perfurada, o tratamento por meio de sutura associada à epiplonplastia não poderá ser realizado, devido ao risco de estenose cicatricial duodenal.
C
Se o achado operatório for de uma úlcera duodenal de 3 cm perfurada, o tratamento indicado será vagotomia troncular e sutura da úlcera com piloroplastia para evitar estenose duodenal cicatricial.
D
Se o achado operatório for de úlcera pré‐pilórica aguda de 1 cm, o tratamento indicado será a realização de gastrectomia parcial, com reconstrução, por meio da técnica de Billroth II.
E
Se o achado operatório for de úlcera de corpo gástrico perfurada, o tratamento indicado será uma gastrectomia total com linfadectomia, devido ao risco de ser uma neoplasia gástrica.