Um paciente de 62 anos de idade deu entrada no pronto‐socorro com queixa de hemat...

Um paciente de 62 anos de idade deu entrada no pronto‐socorro com queixa de hematêmese e melena há um dia. Tem antecedente de cirurgia de desconexão ázigo‐portal com esplenectomia (DAPE) há sete anos, nega etilismo e as sorologias para hepatite realizadas foram negativas. Na entrada, a pressão arterial era de 90 x 50 mmHg e a frequência cardíaca, de 110 bpm e apresentava palidez cutânea e diaforese.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
A cirurgia de Warren teria sido uma melhor indicação para esse paciente por apresentar menor risco de recidiva de sangramento e menos ocorrência de encefalopatia hepática.
B
Não é comum a ocorrência de úlceras gástricas devido ao alto esvaziamento gástrico após cirurgia de DAPE.
C
Trombose de veia porta, DAPE incompleta e recanalização de veia gástrica esquerda são causas para recidiva de sangramento por varizes.
D
O balão de Sengstaken‐Blakemore deve ser passado antes da solicitação de EDA em todos os pacientes que entram com HDA no pronto‐socorro.
E
Antes de qualquer medida, o paciente deve ser encaminhado para a endoscopia, para a realização de terapêutica, devido ao fato de estar instável hemodinamicamente.