Imagem de fundo

Uma paciente de dezessete anos de idade teve ingesta acidental de soda cáustica aos doi...

Uma paciente de dezessete anos de idade teve ingesta acidental de soda cáustica aos dois anos de idade, que evoluiu para estenose do esôfago distal. Estava em seguimento ambulatorial em programação de dilatação endoscópica sequencial, mas, durante uma endoscopia de rotina, ocorreu uma perfuração do esôfago distal de aproximadamente 2 cm na transição esofagogástrica e ela foi encaminhada imediatamente ao serviço de emergência.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
Essa paciente apresenta uma perfuração aguda do esôfago distal e deve ser operada com urgência para realizar sutura da lesão com valvuloplastia e drenagem da sutura.
B
Como essa paciente apresenta uma perfuração aguda do esôfago distal, com estenose, deverá realizar ressecção do seguimento com anastomose gastroesofágica.
C
Como essa paciente apresenta uma perfuração aguda do esôfago distal, com estenose, deverá realizar gastrectomia total com anastomose em Y de Roux acima da estenose, que deverá ser retirada.
D
Essa paciente apresenta uma perfuração aguda do esôfago distal, com estenose, e deve ser tratada com prótese revestida e drenagem do hemitórax direito.
E
Essa paciente apresenta uma perfuração aguda do esôfago distal, com estenose cáustica, e deverá realizar esofagectomia por toracotomia direita com gastrostomia e esofagostomia.