Imagem de fundo

Uma paciente de vinte anos de idade foi levada ao serviço de emergência após queda de 5...

Uma paciente de vinte anos de idade foi levada ao serviço de emergência após queda de 5 m de altura. O serviço de resgate a levou imobilizada em prancha longa e com colar cervical. Ao exame físico, apresentava múltiplas equimoses em face, crepitação em braço esquerdo, edema e deformidade em coxa direita e escala de coma de Glasgow de 12. Na ausculta, tinha murmúrio vesicular abolido do lado esquerdo, vias aéreas pérvias e saturação de oxigênio de 87%. Tinha ainda uma frequência cardíaca de 124 batimentos por minuto e pressão arterial de 80 por 40 mmHg. A bacia estava aberta e instável à palpação.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto ao atendimento primário da paciente.

A
É mandatório o estabelecimento de via aérea definitiva para a paciente na admissão.
B
Deve‐se realizar radiografia de tórax para procurar hemotórax ou pneumotórax simples que esteja levando à alteração do exame físico.
C
É primordial a obtenção de acesso venoso central, para reposição volêmica adequada, por meio da aferição da pressão venosa central.
D
A paciente deve ser imediatamente encaminhada ao setor de radiologia para realizar tomografia de crânio, devido ao rebaixamento de nível de consciência.
E
Quando o ultrassom FAST não está disponível, o lavado peritoneal diagnóstico é uma alternativa em caso de suspeita de trauma abdominal fechado instável.