Imagem de fundo

Mulher, 35 anos, apresenta carcinoma de células escamosas do soalho da boca diagnostica...

Mulher, 35 anos, apresenta carcinoma de células escamosas do soalho da boca diagnosticado há 45 dias. A paciente nega histórico de tabagismo e etilismo, e a lesão está localizada no soalho da boca à esquerda, estendendo-se ainda cerca de 1,0 cm além da linha média no assoalho anterior e mede cerca de 25 x 30 mm e fixa a língua. A lesão tem ainda cerca de 2,5 cm de profundidade e acomete o músculo milo-hioideo à tomografia computadorizada contrastada. Não são evidenciados linfonodos sugestivos de doença metastática.

Sobre o tratamento dessa paciente, assinale a alternativa correta.

A

O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção transoral da lesão e pesquisa de linfonodo sentinela.

B

O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção da lesão via cheek-flap e o esvaziamento cervical seletivos dos níveis I, II e III a direita e radical a esquerda.

C

O tratamento é cirúrgico e compreende a ressecção da lesão via pull-through e o esvaziamento cervical seletivos dos níveis I, II e III bilateral.

D

Dada a idade da paciente e as grandes sequelas funcionais do tratamento cirúrgico, a paciente deve receber quimioterapia de indução seguida de radioterapia concomitante a platina.