Imagem de fundo

O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa “ampliação”, e pode ...

O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa “ampliação”, e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo, pelo menos, 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado. Os aneurismas aórticos se localizam, com mais frequência, na aorta infrarrenal e, geralmente, o segmento imediatamente abaixo das artérias renais e poupado. Sobre os Aneurismas Aórticos Abdominais (AAAs), assinale a afirmativa INCORRETA.
A
Os aneurismas suprarrenais se estendem acima das artérias renais e correspondem ao aneurisma toracoabdominal do tipo V na classificação de Crawford.
B
As artérias ilíacas estão envolvidas em 40% dos pacientes com AAA. Em 90% deles, as artérias ilíacas comuns são afetadas, enquanto 10% envolvem as artérias ilíacas internas.
C
Os aneurismas envolvendo o segmento infrarrenal imediato são conhecidos como AAAs justarrenais; enquanto aqueles que envolvem a origem das artérias renais são chamados de AAAs pararrenais.
D
Embora se desconheça a causa exata, vários fatores de risco foram identificados como contribuintes para o desenvolvimento de AAAs: idade, sexo, etnia, tabagismo e história familiar de doença aneurismática.