A gota é uma doença metabólica causada por depósitos de cristais de urato monossódico n...

A gota é uma doença metabólica causada por depósitos de cristais de urato monossódico nas articulações e nos tecidos conjuntivos. Com relação a essa doença, cujos indivíduos afetados têm maior risco de desenvolver nefrolitíase, assinale a opção correta.

A

A hiperexcreção urinária de ácido úrico e o pH urinário elevado são fatores de risco para o aparecimento de nefrolitíase desencadeada por altos níveis de ácido úrico no organismo.

B

A gota afeta com maior frequência mulheres de meia-idade, manifestando-se, inicialmente, na maioria das vezes, como artrite aguda.

C

O consumo elevado de cerveja e o uso crônico de aspirina em doses baixas são fatores de risco para o aparecimento da artrite gotosa.

D

Os agentes uricosúricos, tais como a probenecida, são indicados para o tratamento da artrite aguda de pacientes cujos níveis de excreção urinária de ácido úrico são inferiores a 1.200 mg/dia.

E

A maior parte dos indivíduos com hiperuricemia sofre, em algum momento de sua vida, de artrite provocada por deposição de urato monossódico.