Imagem de fundo

O objetivo do tratamento da asma é atingir e manter o controle clínico da doença. Para ...

O objetivo do tratamento da asma é atingir e manter o controle clínico da doença. Para isso, deve-se usar de estratégias de intervenção farmacológica, medidas de controle ambiental, atividade física programada, sem deixar de lado os aspectos psicogênicos que se estabelecem entre paciente/ família e o médico. Com base neste assunto, assinale a alternativa correta.

A

Somente o tratamento farmacológico é eficiente no controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente asmático.

B

Somente a prevenção das exacerbações orientando bem o paciente sobre os fatores de risco (alérgenos, poluição, medicamentos, substâncias químicas, cheiro e fumaça do tabaco, infecções virais etc.) melhoram os sintomas e a qualidade de vida do paciente asmático.

C

Para o sucesso terapêutico, é importante sólida relação médico/ paciente; classificação da asma antes de iniciar o tratamento; classificação por nível de controle e tratamento, uso de medicações de alivio ou de controle a longo prazo, conforme a necessidade. Manejo das exacerbações, planejamento, prevenção e controle de fatores de risco.

D

Para a terapêutica, o diagnóstico correto é a priori, e este é feito por exclusão usando os recursos propedêuticos da medicina diagnóstica.

E

A asma, se bem tratada, tem cura. Para a cura é importante a adesão do paciente, mediante boa relação médico/ paciente e orientação aos familiares do paciente asmático sobre a doença e os cuidados.