Imagem de fundo

A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima...

1
Q843461
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a aumento do número de evacuações. Já a diarreia crônica é conceituada como a que se estende por período superior a 30 dias ou pela frequência de 3 ou mais episódios de curta duração, em intervalo inferior a 2 meses. Em relação a esse tema, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O mecanismo osmótico pode ser o responsável tanto pelas diarreias agudas como pelas crônicas. Um exemplo clássico desse mecanismo ocorre nas deficiências de lactase, onde a lactose, substância osmoticamente ativa, ao não ser absorvida, carreia água para dentro da luz intestinal e a fermentação pela microbiota intestinal leva à produção de ácidos e gases, o que provoca distensão abdominal, aumento dos movimentos peristálticos, aumento dos ruídos hidroaéreos e fezes explosivas.

( ) Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) é altamente prevalente em países em desenvolvimento e junto com o rotavírus constituem cerca de 30% das causas de diarreia nessas regiões. Essas bactérias infectam os indivíduos de todas as idades e são a principal causa de diarreia do viajante. Produzem 2 tipos de enterotoxinas, LT (termolábil) e ST (termoestável), que aumentam a perda hídrica por estímulo de AMPc e GMPc após invadir a mucosa intestinal.

( ) A avaliação laboratorial das diarreias crônicas inclui diversas provas, dentre elas as provas de absorção de nutrientes para avaliação de absorção de hidratos de carbono, como o teste de lactose, no qual se oferece 6 g/kg de peso corpóreo de lactose e dosa-se a glicose em intervalos de tempo definidos. Outros testes envolvem as dosagens de anticorpos antigliadina e antiendomísio (IgG e IgM), melhores testes para diagnóstico da doença celíaca por serem altamente sensíveis e específicos, e dosagem de cloro no suor em três amostras, sendo diagnóstico de fibrose cística concentrações de cloro superiores a 60 mEq/L.

Assinale a sequência correta.

A
V, F, V
B
V, F, F
C
F, V, V
D
F, V, F