Imagem de fundo

A Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) é uma doença aguda de base im...

1
Q843463
Teclas de Atalhos
Compartilhar
A Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) é uma doença aguda de base imunológica que se caracteriza por um processo inflamatório, não supurativo, em todos os glomérulos de ambos os rins, sendo considerada, junto com a febre reumática, sequela tardia de uma estreptococcia. Em relação à GNDA, assinale a assertiva correta.
A
A doença manifesta-se após infecção pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e, ocasionalmente, pelo grupo C ou G7, tanto de cepas que acometem a orofaringe quanto de pele. É mais comum em meninas, numa proporção de 2:1 e é uma doença rara antes dos 5 anos de idade.
B
Dos exames complementares necessários para o diagnóstico, destaca-se o exame simples de urina, onde pode-se evidenciar proteinúria acima de 50 mg/kg/dia, com frequência, além de hematúria, leucocitúria e cilindrúria. A dosagem de ureia e creatinina pode estar nos limites da normalidade ou com discreta ou moderada elevação. A hemoglobina pode estar discretamente baixa pela hipervolemia, resultando em anemia dilucional. A fração C3 do complemento está diminuída em 95% dos pacientes.
C
O tratamento envolve repouso, dieta com restrição proteica e de sal, restrição hídrica, diurético e hipotensor nos casos em que a pressão estiver aumentada, mesmo que o paciente esteja assintomático.
D
A tríade clássica compreende presença de edema, hipertensão e hematúria. O edema aparece em 85% dos casos, localizado frequentemente na face e, às vezes, é subclínico, sendo referido como aumento súbito de peso ou pela observação de roupas apertadas. A hipertensão arterial ocorre em 60 a 80% dos casos e é assintomática, sendo detectada pela aferição da pressão. A hematúria macroscópica ocorre em 25% a 35% dos casos.