Imagem de fundo

Um casal procurou o serviço de endocrinologia ginecológica com queixa de infertilidade ...

1
Q1021464
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Um casal procurou o serviço de endocrinologia ginecológica com queixa de infertilidade primária há um ano. Ela, com 35 anos de idade, queixava‐se de irregularidade menstrual, negava doenças, era nuligesta e não tinha antecedentes familiares relevantes. Trouxe ultrassonografia transvaginal com o útero em anteversoflexão, ovário direito e esquerdo com os volumes, respectivamente, de 15 mL e 16 mL, e múltiplos folículos antrais, sem presença de folículo dominante. Mostrou histerossalpingografia sem alterações. Além disso, apresentou exames de sangue com os seguintes resultados: TSH, testosterona total, sulfato de dehidroepiandrostenediona e 17 hidroxiprogesterona normais e FSH de 6 mUi/dl (normal até 12 mUI/dl). O exame de progesterona era compatível com fase folicular do ciclo. Ele, com 38 anos de idade, sem queixas, negou doenças e antecedentes familiares e mostrou espermograma sem alterações. O médico, após avaliação dos exames, realizou a prescrição de citrato de clomifeno.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
O uso do citrato de clomifeno na paciente é associado a um risco elevado de hiperestímulo ovariano.
B
Trata‐se de um modulador seletivo dos receptores de estrogênio que cursa com o aumento do FSH ao causar a diminuição da pulsatilidade do GnRH, devido ao bloqueio do feedback negativo hipotalâmico do estrogênio circulante.
C
A eficácia do uso do citrato de clomifeno é semelhante à do uso de gonadotropina na paciente, entretanto o citrato de clomifeno possui um maior risco de gestações gemelares.
D
Classicamente, utiliza‐se o remédio durante cinco dias, do 10.º ao 14.º ciclo menstrual.
E
As taxas de sucesso do tratamento com o citrato de clomifeno são inferiores quando a paciente é obesa.