Imagem de fundo

O estudo de coorte, um dos métodos de estudo utilizados em epidemiologia, é

O estudo de coorte, um dos métodos de estudo utilizados em epidemiologia, é
A
um método em que são descritos conjuntos de pacientes que apresentem o mesmo diagnóstico ou que sejam submetidos a uma mesma intervenção; em geral, esse estudo é realizado com uma série consecutiva de pacientes, avaliados em uma instituição de saúde, por determinado período de tempo; sendo feita a comparação mediante controles externos, dada a inexistência de grupo de controle interno composto ao mesmo tempo do estudo.
B
um método de estudo no qual a avaliação é feita de forma retrospectiva, partindo-se do efeito em busca das causas: grupos de pessoas com e sem determinado agravo à saúde são respectivamente comparados com relação a exposições que tenham sofrido no passado, testando, assim, a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco apresentar-se como fator etiológico da doença em estudo.
C
um método de estudo que se caracteriza pela investigação aprofundada de uma situação; por exemplo, uma doença, em que sejam avaliadas menos de dez indivíduos.
D
um método realizado por meio de estatísticas, em que a unidade de observação e análise é constituída de grupos de indivíduos, sendo, por isso, também chamado de estudo de grupos, de agregados ou de conglomerados. E um estudo que parte da causa em busca
E
um estudo que parte da causa em busca dos efeitos; para isso, um grupo de indivíduos que seja identificado para coleta de informação sobre a exposição de interesse será acompanhado, ao longo do tempo, para se identificar se os integrantes desse grupo apresentam ou não determinada doença e se a exposição prévia guarda relação com a ocorrência dessa doença.