Imagem de fundo

Mulher de 40 anos com prole definida, realizou coleta de colpocitologia oncótica cujo l...

Mulher de 40 anos com prole definida, realizou coleta de colpocitologia oncótica cujo laudo revelou lesão de alto grau, não podendo excluir microinvasão ou carcinoma epidermóide invasor. A colposcopia indicada logo em seguida descreve lesão extensa que compromete toda a zona de transformação, com mosaico e pontilhado grosseiros, além de orifícios glandulares espessados e vasos atípicos. A biópsia concluiu NIC III/carcinoma in situ, não podendo excluir microinvasão. A paciente foi submetida à conização com alça diatérmica. O laudo histopatológico revelou carcinoma epidermóide invasor (2 mm de profundidade e 5 mm de extensão- Estadio IA1)

A partir dos dados clínicos e dos exames complementares, escolha a alternativa INCORRETA com relação à conduta terapêutica.

A

Aconização a frio (peça única) em comparação com aquela realizada com alça diatérmica (vários fragmentos) é a mais recomendada, pois em geral, a ressecção é mais profunda.

B

Aconização com alça diatérmica em vários fragmentos pode resultar em maior incidência de margens comprometidas.

C

As lesões com extensão < 7mm e profundidade da invasão < 3mm, podem ser adequadamente tratadas com conização, em mulheres sem prole definida.

D

A histerectomia com ooforectomia deve ser realizada em paciente com prole definida.

E

Na paciente que não deseja gestar, a indicação de histerectomia sem ressecção do manguito vaginal é tratamento suficiente.