Considerando a abordagem das patologias benignas do trato genital inferior, assinale a ...

Considerando a abordagem das patologias benignas do trato genital inferior, assinale a alternativa correta.

A

Pacientes infectadas com o vírus do herpes simples tipo-1 (HSV-1) tendem a apresentar manifestações clínicas mais acentuadas e chances aumentadas de infecção pelo HSV-2.

B

Cistos ovarianos diagnosticados em pacientes no menacme, na vigência de anticoncepcionais hormonais, provavelmente são foliculares, luteínicos ou tecafoliculares.

C

Leiomioma uterino é neoplasia benigna de células musculares lisas do miométrio, que responde de maneira distinta aos hormônios ovarianos. Enquanto os estrogênios promovem proliferação e crescimento, a progesterona atua levando à atrofia e à inibição do crescimento do leiomioma.

D

O pólipo endometrial hiperplásico acompanha a histofisiologia do endométrio. Portanto, há obrigatoriedade de consonância histológica entre pólipo e o endométrio restante.

E

A tricomoníase é uma infecção cervicovaginal que pode ocasionar resposta inflamatória muito intensa, resultando em alterações celulares que podem modificar a citologia oncótica, com resultados de lesões intraepiteliais escamosas, que desaparecem após o tratamento.