Imagem de fundo

As doenças do aparelho respiratório constituem a quinta causa de óbitos no Brasil, entr...

As doenças do aparelho respiratório constituem a quinta causa de óbitos no Brasil, entre as quais a pneumonia é a segunda mais frequente, com 35.903 mortes em 2005, sendo 8,4% delas em menores de 5 anos e 61% em maiores de 70 anos. Com relação à pneumonia adquirida na comunidade (PAC), é CORRETO afirmar:

A

A presença de cavidade na radiografia de tórax exclui PAC causada por anaeróbios.

B

Estudos mais recentes apontam Klebsiela como patógeno mais frequente, ao qual seguem gramnegativos entéricos, S. aureus, germes atípicos e anaeróbios. As hemoculturas devem ser realizadas, em rotina, naqueles pacientes com PAC respondedores ou não à terapêutica instituída.

C

Na maioria dos casos, a dispneia é o principal sintoma. Manifestações sistêmicas (confusão, cefaleia, sudorese, calafrios, mialgias) e temperatura superior a 37,8°C raramente estão presentes.

D

Os pacientes com diagnóstico de PAC devem ser hospitalizados independente da idade e da gravidade da doença. Fatores sociais e econômicos não são levados em consideração nessa decisão.

E

A radiografia de tórax constitui o método de imagem de escolha na abordagem inicial da PAC, pela sua ótima relação custoefetividade, baixas doses de radiação e ampla disponibilidade. Dosagens de glicemia, eletrólitos e transaminases não têm valor diagnóstico, mas podem influenciar na decisão da hospitalização, ao identificar doenças associadas