Imagem de fundo

Quanto aos aspectos fundamentais que poderão ser observados quando se pretende identifi...

Quanto aos aspectos fundamentais que poderão ser observados quando se pretende identificar alguém mediante o estudo do esqueleto, é correto afirmar:

A

A carbonização completa dificulta sobremaneira a perícia antropológica. No que diz respeito à determinação da estatura do indivíduo, sua avaliação não fica comprometida, em função da não alteração óssea, mesmo na presença de calor.

B

O exame morfológico dos esqueletos introduz noção de invariabilidade e igualdade das medidas ósseas entre os indivíduos. Tais características imutáveis são particularmente perceptíveis nas vértebras, mas também aparecem nas epífises ósseas.

C

Os ossos secos homólogos são assimétricos, e tal ponto que fica impossível reunir aqueles que pertencem à mesma pessoa. A assimetria recai nas curvaturas, nas saliências ósseas, na robustez e nos forames, alcançando perímetros e diâmetros.

D

As particularidades individuais se manifestam sobretudo nos arcos dentários, de tal forma que a fórmula dentária corretamente estabelecida e periodicamente controlada representa o elemento fundamental da identificação. No curso da existência sobrevêm modificações frequentes no número dos dentes e no estado dos mesmos. O prontuário odontológico de um indivíduo, quando correto e periodicamente atualizado, constitui-se, juntamente com o datilograma, em um dos melhores indicadores para a identificação.

E

A trama que constitui o esqueleto possui características variáveis entre indivíduos, em função de distintas fraturas; deformações ósseas ou articulares de origem constitucional, reumática, traumática ou mesmo cirúrgica, o que não permite utilizar como método seguro de identificação a análise dos ossos, quanto ao sexo (gênero) do indivíduo sob análise.