Relacionar doenças infecciosas com o trabalho não é uma tarefa simples. Agentes biológi...

Relacionar doenças infecciosas com o trabalho não é uma tarefa simples. Agentes biológicos são geralmente encontrados tanto no ambiente de trabalho como fora dele. Algumas atividades, como as desenvolvidas por profissionais da área de saúde, trabalhadores na agricultura, manipuladores de produtos animais, entre outras, propiciam maior risco de contato com agentes biológicos nocivos. Para se estabelecer relação entre uma doença infecciosa e o trabalho, deve(m)-se considerar

A

critérios estabelecidos pelo médico do trabalho da empresa de acordo com cada caso, pois é a pessoa responsável pelo PCMSO e que detém maior conhecimento dos riscos presentes nos postos de trabalho.

B

desenvolvimento da doença durante o período em que o empregado estava trabalhando no ambiente onde havia o agente potencialmente agressor e não utilizava EPI; neste caso a comparação com estudos epidemiológicos tem papel secundário.

C

inspeção no local de trabalho, história ocupacional criteriosa e confirmada, se o aparecimento da doença ocorrer durante o período em que o empregado trabalhava no ambiente onde o agente nocivo estava presente.

D

coleta criteriosa de história ocupacional completa; comparação com dados e estudos epidemiológicos e de literatura científica; solicitação de dados e avaliações ambientais à empresa.

E

coleta criteriosa de história ocupacional completa; solicitação do perfil profissiográfico do trabalhador à empresa e confirmação de presença do agente causador da doença no ambiente de trabalho.