Imagem de fundo

O sistema endócrino é um sistema de regulação do corpo humano. A atuação de hormônios s...

O sistema endócrino é um sistema de regulação do corpo humano. A atuação de hormônios sobre os órgãos-alvo permite o equilíbrio de funções orgânicas, bem como desequilíbrios nos eixos hormonais podem desencadear problemas metabólicos e doenças como consequência. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta acerca do sistema endócrino humano.
A
A neuro-hipófise, ou lobo anterior da hipófise, é responsável pela secreção dos hormônios gonadotróficos que atuarão sobre as gônadas femininas e masculinas.
B
A calcitonina é um dos hormônios secretados pela tireoide e participa do controle da concentração sanguínea de cálcio, estimulando a liberação do cálcio dos ossos para o plasma sanguíneo, em ação inversa ao paratormônio.
C
A porção endócrina do pâncreas é composta pelas ilhotas de Langerhans, responsáveis pela secreção de insulina, majoritariamente nas células alfapancreáticas.
D
O hipotálamo é uma importante estrutura que promove a ligação do sistema endócrino ao sistema nervoso, fazendo a secreção de fatores hipotalâmicos com influência direta sobre as glândulas do sistema endócrino; um desses é o TRH (hormônio liberador de TSH – hormônio tireotrópico).
E
A liberação dos hormônios gonadotrópicos não sofre influência da ativação e inibição de receptores alfa e beta-adrenérgicos.