Os delineamentos epidemiológicos e suas conclusões são marcados por aspectos estatístic...


Os delineamentos epidemiológicos e suas conclusões são marcados por aspectos estatísticos de validade e alcance, notadamente quanto à sensibilidade e à especificidade dos testes clínicos. As curvas ROC (receiver operator characteristic curve) são uma forma de representar a relação entre a sensibilidade e a especificidade de um teste diagnóstico quantitativo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta, considerando o gráfico precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados.

A

Em uma curva ROC, o ponto que aperfeiçoa a sensibilidade em função da especificidade é aquele que se encontra mais próximo do canto superior esquerdo do gráfico.

B

A exatidão do teste correspondente à curva 3 é superior ao correspondente às curvas 1 e 2, haja vista a simetria perfeita formada pela divisão, ao meio, da área do retângulo.

C

No gráfico, o eixo das abscissas corresponde à força de associação, isto é, à probabilidade de a hipótese nula ser aceita quando for falsa, bem como indica a probabilidade de ser tomada uma decisão correta com base na hipótese alternativa.

D

Na curva 2, o ponto C apresenta menor especificidade que o ponto A.

E

Na curva 2, o ponto C apresenta maior sensibilidade que o ponto A.