Imagem de fundo

Maria, enfermeira de um pronto-socorro, sofreu um acidente com instrumento perfurocorta...

Maria, enfermeira de um pronto-socorro, sofreu um acidente com instrumento perfurocortante durante um procedimento com paciente HBSAG positivo e HIV positivo. Durante o tratamento profilático, Maria informou que tinha feito duas séries (seis doses) de vacinação para hepatite B nos dois últimos exames periódicos, realizados havia dois e três anos respectivamente, mas sem ter havido resposta sorológica vacinal. O médico solicitou um teste de gravidez, cujo resultado foi negativo.


Nesse caso clínico hipotético, o médico responsável pelo atendimento da enfermeira deve

A

aplicar imunoglobulina hiperimune anti-hepatite B na paciente e iniciar quimioprofilaxia para AIDS, com esquema de duas drogas antirretrovirais, durante quatorze dias.

B

aplicar apenas uma dose de vacina contra hepatite B na paciente e iniciar quimioprofilaxia para AIDS, com esquema de duas drogas antirretrovirais, durante vinte e oito dias.

C

aplicar imunoglobulina hiperimune anti-hepatite B na paciente e iniciar quimioprofilaxia para AIDS, com esquema de três drogas antirretrovirais, durante vinte e oito dias.

D

repetir o esquema de vacinação para hepatite B e iniciar quimioprofilaxia para AIDS, com esquema de três drogas antirretrovirais, durante vinte e oito dias.

E

repetir o esquema de vacinação para hepatite B e iniciar quimioprofilaxia para AIDS, com esquema de três drogas antirretrovirais, durante sete dias.