Imagem de fundo

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o...

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as Secretarias de Saúde dos estados e municípios, permitindo (BRASIL, 2005):

A

Organizar uma linha de cuidados, que perpasse os níveis de Atenção (atenção especializada de média e alta complexidades) e de atendimento (promoção, prevenção, ambulatório especializado e cirurgias).

B

Definir os critérios técnicos, adequados para o funcionamento e a avaliação da assistência suplementar, que atuam nos diversos níveis da Atenção Oncológica, bem como os mecanismos de sua monitoração.

C

Constituir Redes Municipais ou Regionais de Atenção Oncológica, formalizadas nos Planos Municipais de Saúde, com o estabelecimento de fluxos de referência e contrarreferência, garantindo o acesso e atendimento integral.

D

Qualificar a assistência e promover a Educação Permanente dos profissionais de saúde, envolvidos com a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Oncológica em acordo com os princípios da integralidade e humanização.