A rinite alérgica é definida como uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposiç...

A rinite alérgica é definida como uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição a alérgenos que, após sensibilização, desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por imunoglobulina E (IgE), que pode resultar em sintomas crônicos ou recorrentes. Diante do exposto, analise.

I. A dosagem de IgE bem como a eosinofilia no sangue periférico e na secreção nasal são indicadores indiretos de atopia, pouco sensíveis e pouco específicos. A dosagem de IgE total deve acompanhar as dosagens de IgE específicas para uma adequada interpretação.

II. A rinite alérgica, como toda reação alérgica, pode apresentar duas fases. A primeira, chamada imediata, ocorre minutos após o estímulo antigênico, e a segunda ocorre de quatro a oito horas após o estímulo, sendo denominada fase tardia ou inflamatória. Ambas apresentam liberação de mediadores químicos, sendo a histamina o principal mediador liberado na segunda fase.

III. O cromoglicato dissódico pode ser uma opção para os casos mais leves, ou quando se deseja retirar os esteroides em um paciente que respondeu bem, mas vem usando a droga há muito tempo e ainda não se tem segurança que permanecerá bem sem medicação.

IV. Estudos clínicos já demonstraram que o uso de montelucaste via oral, na dose de 10 mg uma vez ao dia (para adultos), é bem tolerado e traz alívio significativo dos sintomas nasais diurnos e noturnos além dos sintomas oculares da rinite alérgica.

Estão corretas as afirmativas

A
I, II, III e IV.
B
I, II e III, apenas.
C
I, II e IV, apenas.
D
I, III e IV, apenas.