Acerca do diabete mellitus insulinodependente ou do tipo I, assinale a alternativa corr...

Acerca do diabete mellitus insulinodependente ou do tipo I, assinale a alternativa correta.

A

Alguns antígenos leucocitários humanos (HLA) estão fortemente associados ao desenvolvimento dessa patologia, e alguns haplóticos do complexo principal de histocompatibilidade de classe I aumentam a predisposição do indivíduo em desenvolver resistência ou susceptibilidade.

B

A presença de anticorpos anti-GAD (descarboxilase do ácido glutâmico) no soro de pacientes está associada à destruição das células betapancreáticas, importantes para a patogenia dessa doença.

C

Os pacientes com DM do tipo I, devido à hiperglicemia, apresentam várias complicações metabólicas agudas, como a alcalose diabética, diagnosticada nos exames de urina.

D

Os níveis aumentados de colesterol, LDL e triglicerídeos séricos são influenciados pela hiperglicemia, que, no caso do paciente com DM do tipo I, não retornam para valores normais após a diminuição da hiperglicemia.

E

A tipagem do HLA do paciente pode ser feita pelos métodos de reação em cadeia da polimerase (PCR) ou por ensaios sorológicos. Ambos apresentam alta sensibilidade e especificidade para os antígenos pesquisados.