Imagem de fundo

Criança de 5 (cinco) anos é conduzida às pressas por familiares para a Unidade de Atenç...

Criança de 5 (cinco) anos é conduzida às pressas por familiares para a Unidade de Atenção Básica situada próxima à sua residência, apresentando queimaduras pelo corpo em razão de verter sobre si água fervente. Diante do quadro grave que se apresenta, o médico assistente deve considerar a fisiopatologia da queimadura, com a brevidade e exigência imediata de atenção aos cuidados da criança, visto que

I- compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.

II- trata-se da injúria térmica que provoca no organismo uma resposta local, traduzida por necrose de coagulação tecidual e progressiva trombose dos vasos adjacentes num período de 12 a 48 horas.

III- a ferida provocada, a princípio, é estéril, porém, o tecido necrótico rapidamente se torna colonizado por bactérias endógenas e exógenas, produtoras de proteases, que levam à liquefação e separação da escara, dando lugar ao tecido de granulação responsável pela cicatrização da ferida, que se caracteriza por alta capacidade de retração e fibrose nas queimaduras de terceiro grau.

IV- nas grandes queimaduras, além da resposta local, o dano térmico desencadeia ainda uma reação sistêmica do organismo, em consequência da liberação de mediadores pelo tecido lesado, podendo ocorrer extenso dano à integridade capilar, com perda acelerada de fluidos, seja pela evaporação através da ferida ou pela sequestração nos interstícios, que é agravada por subprodutos da colonização bacteriana.

V- além disso, nas queimaduras extensas, superiores a 40% da área corporal, o sistema imune é incapaz de delimitar a infecção que, sistematizando-se, torna rara a sobrevida nesses casos.

Está CORRETO o que se afirma em

A
I, II, III e IV.
B
I, II, III e V.
C
I, III e V.
D
II, III, IV e V.
E
III, IV e V.