Imagem de fundo

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, relativa a si...

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, relativa a situações clínicas encontradas na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada.

I Uma criança pré-escolar, duas semanas após um quadro infeccioso de vias aéreas, apresentou febrícula, fraqueza, exantema maculopapular evoluindo para petéquias em região glútea e membros inferiores, dor abdominal e hematúria. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de púrpura anafilactóide.

II Uma criança com história de sangramento recebeu o diagnóstico de púrpura trombocitopênica após a realização de um hemograma completo. No exame físico, foram observadas linfadenomegalia cervical e hepatoesplenomegalia discreta. Nessa situação, a realização de um mielograma é obrigatório, a fim de se excluir infiltração leucêmica como causa básica.

III O resultado de um hemograma completo de uma criança com 12 meses de vida apresentou os seguintes parâmetros: hematócrito 30%, hemoglobina 10g%, VCM diminuído, HCM diminuído, e RDW aumentado. Nessa situação, a causa mais provável é anemia ferropriva.

IV Um lactente de 12 meses de idade, há três dias, vem apresentando um quadro febril, coriza, tosse cheia e leve dificuldade respiratória, com freqüência respiratória de 40 irm, e, passou a chorar intensamente. No exame clínico, o médico constatou edema das falanges dos pés e mãos, com dor à movimentação. Nessa situação hipotética, o diagnóstico é de doença de Kawasaki.

Estão certos apenas os itens

A

I, II e III.

B

I, II e IV

C

I, III e IV.

D

II, III e IV.