Imagem de fundo

A talassemia é uma anemia hereditária na qual ocorre uma deficiência na síntese das cad...

A talassemia é uma anemia hereditária na qual ocorre uma deficiência na síntese das cadeias de globina. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia minor geralmente são assintomáticos. Alguns podem apresentar anemia discreta associada à microcitose, hipocromia e hemácias em alvo e pontilhado basofílico. Não há necessidade de nenhum tratamento, apenas aconselhamento genético para o casal.

II. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia major são praticamente assintomáticos até a adolescência, devido à presença da Hb F. A partir de então, instala-se uma anemia grave e hemólise periférica e medular.

III. A hemoglobina de Bart é incompatível com a vida extrauterina. Como resultado, tem-se ou um natimorto ou um recém-nascido com hidropisia fetal que evolui rapidamente para o óbito.

IV. A ausência de 3 genes na doença da hemoglobina Hb H permite o nascimento de um bebê sadio, porém já com anemia, podendo apresentar icterícia no período neonatal devido ao quadro de anemia hemolítica.

É correto o que se afirma em

A

I, III e IV, apenas.

B

I e II, apenas.

C

II e III, apenas.

D

IV, apenas.

E

I, II, III e IV.