Imagem de fundo

Uma paciente, com onze anos de idade, apresentava, havia três semanas, dor torácica e c...

Uma paciente, com onze anos de idade, apresentava, havia três semanas, dor torácica e cansaço progressivo. Na admissão, o raio X do tórax mostrou massa em mediastino anterior, com compressão de veia cava superior e traqueia. Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que

A

a CT de tórax com contraste deve ser obtida imediatamente, para guiar o cirurgião quanto à ressecabilidade da massa, para o diagnóstico e tratamento imediato.

B

o diagnóstico diferencial deve incluir os tumores de células germinativas, devendo-se obter os marcadores séricos (alfafetoproteína e beta-HCG) em conjunto com a avaliação laboratorial inicial.

C

a obtenção de fragmento por biópsia sob sedação é necessária para o diagnóstico correto.

D

a faixa etária do paciente indica a possibilidade de leucemia linfoblástica aguda, porém somente a imunofenotipagem e a citogenética do aspirado de medula óssea poderão confirmar tal diagnóstico.

E

consiste em emergência oncológica, devendo ser obtido aspirado de medula óssea sob sedação, pela possibilidade de ser leucemia linfoide de células precursoras T, e ser iniciado tratamento imediatamente.