Medicina Medicina Legal

Com base na seguinte situação hipotética, responda as questões 56 e 57.

Durante um levantamento de local de homicídio, o cadáver de uma mulher foi encontrado em uma varanda ao lado de uma mesa. A morte, aparentemente, ocorreu por asfixia por constrição do pescoço na modalidade esganadura. Sobre a mesa havia uma garrafa de vinho parcialmente consumida e duas taças, uma das quais estava com manchas de batom.

É provável que impressões dígitopapilares estejam presentes na superfícies externa da garrafa e das taças. Sobre o levantamento papiloscópico nesses objetos, assinale a alternativa correta.
  • A. Sendo a superfície desses objetos porosa, o ideal seria revelar tais impressões utilizando ninidrina.
  • B. Pós reveladores e aplicadores, como pincéis, mostrariam-se adequados para a revelação desses vestígios.
  • C. As impressões dígito-papilares nessas superfícies, se presentes, serão visíveis, não carecendo de revelação de qualquer natureza para levantamento e análise.
  • D. Apesar de amplamente utilizadas no levantamento de impressões reveladas, fitas adesivas devem ser evitadas, pois resultam em impressões deformadas e inanalisáveis.
  • E. É importante coletar as impressões digitais da vítima para exclusão, sendo os ésteres de cianoacrilato os compostos mais adequados para esse fim.