Questão 451884 - Pneumologia
Concurso: Fundação Municipal de Saúde do Piauí - PI (FMS/PI) 2011
Cargo: Médico Pneumologista
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)
Nível: Superior
Medicina Especialidade Pneumologia
Quanto às doenças intersticiais, assinale a alternativa INCORRETA.
-
A.
Embora o mais fidedigno seja um teste em ciclo-ergômetro ou esteira, na sua impossibilidade, o grau de dessaturação arterial poderá ser medido com um teste da caminhada dos seis minutos, ou com o teste de subida em degraus.
-
B.
A capacidade de difusão pulmonar é uma estimativa da taxa de transferência de um gás do alvéolo para o leito capilar.
-
C.
Reduções da capacidade de difusão do monóxido de carbono (DLCO) ocorrem pelo espessamento da membrana alvéolo-capilar e, mais importante, reduções na área da sua superfície e no volume sanguíneo capilar. Embora muito sensíveis para detectar anormalidades, as medidas de DLCO são naturalmente inespecíficas.
-
D.
Admite-se que medidas do DLCO, juntamente com a avaliação das trocas gasosas durante o exercício, sejam os testes mais sensíveis para detectar DPDP (doenças parenquimatosas difusas pulmonares) inicial, podendo estar alteradas mesmo antes do surgimento de anormalidades radiológicas visíveis na TCAR.
-
E.
O DLCO correlaciona-se com a extensão das lesões intersticiais avaliadas pela TCAR e com sua natureza.