Imagem de fundo

Há diferenças entre gripe e resfriado. Resfriado é uma infecção viral que acomete as vi...

Há diferenças entre gripe e resfriado. Resfriado é uma infecção viral que acomete as vias aéreas superiores e causa tosse, febre baixa, dor de garganta, secreção nasal (coriza) espirros e lacrimejamento. Quase sempre é uma doença com sintomas que regridem em 1 semana.

A respeito dessas afirmações do Dr. Drauzio Varella, pode-se dizer que:

A

O acometimento somente das vias aéreas superiores é um diferencial quando o diagnóstico é gripe e sua duração pode ser reduzida se o paciente estiver vacinado.

B

O frio em si causa resfriados, pois os habitantes de países gelados passam todo tempo com a doença. Ele facilita a propagação do vírus, especialmente em ambientes fechados, e reduz a eficácia de alguns mecanismos de defesa da via aérea.

C

O vírus do resfriado pode entrar no corpo pela boca, pelos olhos e pelo nariz a qualquer hora. As mãos ficam cheias de vírus, que atingem mucosas quando se leva a mão ao nariz, à boca ou aos olhos. As crianças ficam mais resfriadas, têm menos controle sobre a tosse e menos cuidado com os espirros e com as secreções nasais.

D

O espirro devido à sua prevalência elevada (rinovírus) não é descrito como desencadeante de asma.

E

Jamais se deve ir à farmácia à procura de injeções contra o resfriado. Elas são inúteis e provocam efeitos colaterais. Do mesmo modo, deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico em crianças devido à síndrome de Tietze.