Imagem de fundo

A tosse constitui um sintoma de uma grande variedade de patologias, pulmonares e extrap...

A tosse constitui um sintoma de uma grande variedade de patologias, pulmonares e extrapulmonares e, por isso, é muito comum, sendo, com certeza, uma das maiores causas de procura por atendimento médico. Esse sintoma produz impacto social negativo, intolerância no trabalho e na familia, incontinência urinária, constrangimento público e prejuízo do sono, promovendo grande absenteísmo ao trabalho e às atividades escolares, além de gerar grande custo com exames subsidiários e com medicamentos. A respeito da tosse, marque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa(F):

( ) Aguda: presença desse sintoma por um período de até três semanas. Crônica: tosse com duração maior que oito semanas.

( ) A tosse que ocorre após infecção do trato respiratório superior e inferior é considerada tosse pós-infecciosa e, normalmente, o uso de antibiótico macrolídeo por 7 a 14 dias soluciona o problema.

( ) Um histórico de terapia com inibidores de enzima de conversão da angiotensina ocorre apenas em até 15% de pacientes usuários de enzima de conversão da angiotensina que desenvolvem tosse seca logo após o início da terapia. A tosse normalmente diminui com o término do tratamento, mas a resolução completa pode demorar vários meses.

( ) Em pacientes já diagnosticados e em acompanhamento por DPOC, o surgimento de tosse crônica ou mudança na característica da tosse usual exigem a busca por diagnóstico causal.

( ) O estudo radiológico contrastado do esôfago propicia boa avaliação morfológica do órgão e pode evidenciar complicações da DRGE (estenoses e ulcerações) e condições favorecedoras do refluxo (hérnia hiatal e ângulo esofagogástrico anormal). Identifica, também, a esofagite mesmo em suas fases iniciais e não caracteriza adequadamente o RGE.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

V – F – F – V – F

B

F – F – V – V – F

C

V – F – V – F – F

D

V – F – V – V – F

E

V – V – V – F – V