Imagem de fundo

Paciente de 67 anos, grande fumante, hipertenso, apresenta-se em consulta com Pneumolog...

Paciente de 67 anos, grande fumante, hipertenso, apresenta-se em consulta com Pneumologista para avaliação pré-operatória para Lobectomia, decorrente de neoplasia de pulmão. No momento está assintomático, em uso regular de Tiotrópio, Budesonida+formoteral e Salbutamol de resgate. O raio-x de tórax mostra massa tumoral apical à esquerda. Espirometria com Leve DVO sem resposta ao BD. Eletrocardiograma (ECG) com alteração difusa da repolarização ventricular. Sobre esse caso, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A DPOC estável não se configura como fator de risco para complicações pulmonares pósoperatórias.

( ) As complicações pulmonares relacionadas a procedimentos cirúrgicos podem ser classificadas, de acordo com seu potencial de morte.

( ) Pacientes com IMC maior ou igual a 40kg/m2 têm risco aumentado de tromboembolismo e infecção de ferida operatória quando comparados aos eutróficos.

( ) As cirurgias torácicas e abdominais altas são os procedimentos não cardíacos com o maior risco de complicações pulmonares pós-operatórios.

( ) Na avaliação do risco pulmonar pré-operatório, devem-se levar em conta as condições clínicas do paciente, as características e o caráter da cirurgia (urgência x eletiva) e a técnica anestésica proposta.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A
F V V V V
B
V F F V V
C
V V V F F
D
F V F F V
E
FF F V F