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Um adolescente de 17 anos foi levado pela professora para atendimento no setor médico d...

Um adolescente de 17 anos foi levado pela professora para atendimento no setor médico do instituto, após ter apresentado uma crise em sala de aula, pouco antes de apresentar um trabalho oral. Descreve essa crise como um medo intenso de perder o controle e os colegas criticarem sua forma de falar. Queixou-se de falta de ar, palpitações, sensação de formigamento nas mãos, náuseas. Seu quadro iniciou cerca de 40 minutos antes do atendimento, estava mais intenso após os primeiros 10 minutos, quando comunicou aos colegas que achava que ia desmaiar. Agora, já sentia um pequeno alívio. Sobre seu histórico, diz que sempre foi muito tímido, evita falar em público e se cobra bastante com seu desempenho. Em relação a outros assuntos, às vezes fica ansioso, mas nega prejuízos ou limitações. Uma crise semelhante aconteceu outras duas vezes, também na escola, quando a professora estava fazendo perguntas aos alunos, então sentiu muito medo de não saber responder ao que fosse perguntado a ele.

Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa CORRETA:

A

O diagnóstico apropriado é de transtorno de pânico e a abordagem terapêutica ideal envolve uso de inibidores da recaptação da serotonina, além da associação de benzodiazepínicos no início do tratamento e em períodos de exacerbação.

B

Apresenta diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada e o tratamento farmacológico pode envolver antidepressivos, benzodiazepínicos e a pregabalina.

C

O diagnóstico é de fobia social de desempenho e para o tratamento é recomendada a dessensibilização das situações temidas e a aquisição de novos repertórios comportamentais.

D

O diagnóstico é de transtorno de ansiedade social e comorbidade com o transtorno de pânico, sendo indicados terapia cognitivo-comportamental e inibidor seletivo da recaptação de serotonina.