Imagem de fundo

Antoniel, 20 anos, chega ao pronto socorro com perda de movimentos de membros inferiore...

Antoniel, 20 anos, chega ao pronto socorro com perda de movimentos de membros inferiores que se iniciou a cerca de 8 horas. Paciente nega história de trauma ou doenças clínicas. Nega uso de substâncias ilícitas ou lícitas. O serviço de neurologia da unidade foi chamado para avaliação do paciente. Durante a avaliação o neurologista ficou perplexo, pois, apesar de o paciente queixar de paraplegia, os achados clínicos demonstraram incompatibilidade com doença neurológica. Além disso, exames séricos e de imagem não demonstraram anormalidades. O serviço de psiquiatria foi chamado para avaliação do paciente. Durante o escrutínio do psiquiatra, o paciente relatou que era homossexual e havia revelado essa fato para família no dia anterior. Chorava copiosamente ao falar sobre isso, pois os familiares não aceitaram sua orientação sexual. Quando o psiquiatra perguntou sobre a perda de movimentos dos membros inferiores, o paciente não demonstrava preocupação acerca da causa ou das consequências dessa queixa.Baseado no quadro clínico de Antoniel, marque a alternativa correta.

A

A doença apresentada pelo paciente pode estar associada ao ganho secundário, que consiste em manter conflitos internos fora de sua consciência. Os sinais/sintomas têm valor simbólico.

B

La belle indifférence” está frequentemente associada a doença do paciente e pode ser vista no trecho: “o paciente não demonstrava preocupação acerca da causa ou das consequências dessa queixa”.

C

Uma abordagem que frequentemente melhora o quadro clínico apresentado é dizer a esses pacientes que seus sintomas são imaginários.

D

A principal hipótese diagnóstica para Antoniel é Transtorno Dissociativo e o tratamento é apoio e psicoterapia, a fim de propiciar ao paciente mais entendimento de sua condição.