Assinale a alternativa INCORRETA sobre os transtornos de controle dos impulsos.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os transtornos de controle dos impulsos.

A

O transtorno de jogo é atualmente considerado o terceiro maior comportamento de abuso e dependência, depois do tabaco e do álcool, sendo caracterizado por um comportamento de jogar regularmente e experimentar perda de controle na maioria das vezes, com prejuízo psicossocial e sofrimento relevante, além de comprometimento de relações interpessoais e sociais.

B

A automutilação é um comportamento intencional que envolve agressão direta de alguma parte do corpo, sem intenção suicida consciente, que funciona como um mecanismo disfuncional de enfrentamento de uma situação problema, fornecendo alívio temporário para sentimentos intensos (promoção de sentimento positivo), mas não exerce um papel autopunitivo, apenas aliviante.

C

A cleptomania é a habilidade reduzida de resistir ao impulso de furtar objetos que não são necessários, em que não há vantagem econômica, sendo objetos de pouco valor e que causa culpa e vergonha nos indivíduos portadores.

D

A dermatotilexomania consiste no impulso e no desejo incontrolável de provocar escoriações na pele, com tentativas frustradas de evitar, em que o indivíduo experimenta prazer, gratificação ou alívio de sensações desagradáveis durante e imediatamente após o ato, seguido de culpa e constrangimento.

E

A tricotilomania é o impulso de arrancar o próprio cabelo de forma recorrente e que evolui com recorrentes insucessos nas tentativas de reduzir esse ato, causando sofrimento e prejuízo.