Imagem de fundo

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento medicamentoso do transtorno de défi...

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento medicamentoso do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no adulto.

A

A escolha do medicamento deve se basear em alguns aspectos como na duração da ação do fármaco, na existência ou não de comorbidades, bem como no potencial de abuso da medicação por parte do paciente.

B

O início do tratamento deve ser feito com dose baixa, seguindo-se com titulação progressiva até a máxima dose tolerada.

C

Se o paciente é comórbido com depressão, deve se dar preferência do tratamento com antidepressivo com eficácia em TDAH, podendo, inclusive, ser escolhida a bupropiona sem maiores riscos de complicações.

D

Caso o paciente com TDAH seja também portador de transtorno bipolar, devemos dar preferência em estabilizar o humor antes de prescrever um psicoestimulante.

E

Quando o psicoestimulante é eficaz no tratamento mas o paciente apresenta efeitos colaterais intoleráveis, pode ser recomendado a ele trocar a formulação do medicamento, substituir o psicoestimulante por outro medicamento (antidepressivos com ação no transtorno), manejar o efeito colateral com outra medicação ou tentar abordagens não farmacológicas, como terapia cognitivo-comportamental e/ou prática de mindfulness.