Imagem de fundo

Em Relação à Reforma Psiquiátrica Brasileira, escolha a alternativa incorreta:

Em Relação à Reforma Psiquiátrica Brasileira, escolha a alternativa incorreta:

A

O treinamento de equipes de atenção primária (AP) para detectar e tratar os transtornos psiquiátricos neste nível de atenção tem sido destacado pelos planejadores de saúde como uma atividade importante porque, embora os transtornos mentais sejam condições raras neste nível de atenção, sua detecção e tratamento impedem as internações desnecessárias.

B

A Lei 10216/2001 trouxe respaldo legal para as ações da Reforma Psiquiátrica, movimento preconiza o fechamento dos hospitais psiquiátricos e a sua substituição por uma rede de serviços de saúde mental, voltada a prevenir recaídas e reabilitar doentes com dificuldades de relacionamento social, familiar e laboral.

C

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um dos componentes da rede de serviços organizada para garantir a atenção não hospitalar aos pacientes psiquiátricos. Neles atuam equipes interdisciplinares que buscam a integralidade no atendimento aos portadores de sofrimento mental.

D

Um outro componente dessa rede é o Hospital-dia, onde o paciente instável recebe suas medicações, tem cuidados de enfermagem e participa de atividades terapêuticas durante o dia, retornando à noite para a sua família.

E

"De Volta para Casa" é um programa financiado com recursos do Governo Federal, criado para apoiar a assistência e o acompanhamento não hospitalar a pacientes acometidos por transtornos mentais e com história de longa internação psiquiátrica.