Com relação às diretrizes diagnósticas para Hipersônia nãoorgânica (CID10 F51.1), está ...

Com relação às diretrizes diagnósticas para Hipersônia nãoorgânica (CID10 F51.1), está correta a alternativa que afirma:

A

ocorre na ausência de sintomas auxiliares de narcolepsia (cataplexia, paralisia de sono, alucinações hipnagógicas) ou evidência clínica de apnéia de sono. Caracteriza-se por uma sonolência diurna excessiva e ataques de sono.

B

caracteriza-se por apresentar uma sonolência diurna excessiva, explicada por uma quantidade inadequada de sono noturno. Além disso, o indivíduo apresenta um estado alterado de consciência no qual fenômenos de sono e vigília estão combinados.

C

caracteriza-se por ser uma transição rápida entre sono e estado de vigília após o despertar. O indivíduo senta, ou levanta, em geral acompanhado de grande ansiedade.

D

apresenta-se como sintoma de quadro afetivo, usualmente depressivo, ou como sintoma de condição neurológica. Relaciona-se com a presença de sonolência diurna secundária a atividades oníricas carregadas de ansiedade ou pavor, levando a um cansaço excessivo diurno e perda de rendimento nas atividades.

E

deve ocorrer pelo período de quinze a trinta dias, interferindo pouco no funcionamento social e ocupacional do indivíduo. O indivíduo apresenta períodos de sonolência e despertares com recordações detalhadas e vívidas. Ao despertar, o indivíduo rapidamente torna-se orientado e vigil.