Baseado na Classificação Internacional das Doenças, na sua 10ª edição (CID-10), é corre...

Baseado na Classificação Internacional das Doenças, na sua 10ª edição (CID-10), é correto afirmar:

A

A principal diferença entre o quadro de esquizofrenia e o transtorno psicótico esquizofreniforme agudo se dá na duração do tempo do primeiro episódio de surto psicótico, sendo superior a um mês no transtorno psicótico esquizofreniforme agudo e inferior a um mês na esquizofrenia.

B

Nos transtornos esquizoafetivos, a presença de sinto-mas afetivos e esquizofrênicos ocorre simultaneamente ou dentro de um período de poucos dias entre eles.

C

A distimia (F34.1) é um quadro de depressão crônica, podendo preencher critérios para o transtorno depressivo recorrente (leve ou moderado), em termos de gravidade e de duração de episódios.

D

Sob a classificação de F06.3 estão os transtornos orgânicos do humor, que são alterações no humor ou no afeto, devendo estar associados ao uso recente de substâncias psicoativas.

E

Os transtornos invasivos do desenvolvimento correspondem ao grupo de transtornos caracterizados por anormalidades qualitativas da interação social recíproca, em padrões de comunicação, e por repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Seu quadro não representa gravidade no seu desenvolvimento, remitindo após intervenção psicológica ou psicopedagógica.